Prorrogado prazo para mais de 60 mil bolsas de licenciatura

À Comunidade,

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 21, a retificação dos editais nº 01/2020 e nº 02/2020, que prorroga o prazo para solicitação de acesso ao Sicapes de 16 de janeiro para 05 de fevereiro de 2020.

O edital nº 01/2020, que trata do Residência Pedagógica, é uma das ações da CAPES que integra a Política Nacional de Formação de Professores por meio da vivência prática dos formandos dentro da sala de aula na segunda metade do curso de Licenciatura. Já o edital nº 02/2020, refere-se ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que permite experiência semelhante aos alunos de licenciatura, mas, na primeira parte do curso.

Carlos Lenuzza, diretor de Educação Básica da CAPES, afirmou que esses dois programas são decisivos para a formação do professor: “Os alunos do PIBID farão trabalhos teóricos, mas, conhecendo a rotina do professor, produzindo projetos educacionais necessários, aprendendo o dia-a-dia e a vivência da escola. O Residência pedagógica prevê uma imersão do aluno na realidade da escola. Ele irá para dentro da escola e terá um período de regência de classe”.

Cada programa oferecerá 30.096 bolsas para até 250 instituições de ensino superior (IES), com duração de até 18 meses, sendo um mínimo de 60% delas voltadas para as áreas consideradas prioritárias: Alfabetização, Biologia, Ciências, Física, Língua Portuguesa, Matemática e Química.

As IES participantes poderão formar um núcleo composto por um coordenador institucional, cuja bolsa é de R$1.500, um professor orientador ou coordenador de área, que receberá R$1.400, três preceptores, ou professores supervisores, com benefício de R$765, até 24 beneficiários do Residência Pedagógica e do PIBID, com auxílio de R$400, além de seis voluntários. Todos devem incluir seus currículos e mantê-los atualizados na Plataforma CAPES de Educação Básica até 28 de fevereiro.

O cadastro dos projetos institucionais de cada IES no Sicapes se encerra em 2 de março, o resultado final da seleção será divulgado até 10 de abril e o início das atividades se dará no dia 14 do mesmo mês.
Acesse a Portaria CAPES nº 259, de 17 de dezembro de 2019, que dispõe sobre o regulamento dos programas.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Para ver a notícia original, clique aqui.