SEC dialoga com Instituições de Ensino Superior sobre retomada do ano letivo e ações para o PIBID e o Residência Pedagógica

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta quinta-feira (20), um encontro on-line com pró-reitores de Ensino de Graduação e coordenadores do Programa Residência Pedagógica (RP) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Instituições de Ensino Superior (IES) da Bahia, para a apresentação do protocolo preliminar de retomada das aulas da Educação Básica e o alinhamento de ações.

O Secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, ressaltou a importância do diálogo com os diferentes sujeitos da Educação neste planejamento para a retomada das atividades presenciais na Bahia. "Mesmo sem uma data ainda definida de retorno presencial das atividades letivas, sabemos que as universidades têm muito a contribuir com as propostas nesta retomada. Por isso, queremos contar com essa ampla participação neste planejamento, seja na contribuição com a Educação Básica e, também, na realização dos programas voltados para estudantes da Educação Superior, como o PIBID e o Residência Pedagógica", disse.

O coordenador executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, também falou sobre este momento de escuta e de partilha com as universidades no intuito de garantir a realização dos referidos programas junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). "A SEC está desenvolvendo um planejamento com diversos cenários e esta reunião busca também ouvir as IES. Para nós, o PIBID e o RP são vistos como ações estratégicas pela integração entre a Educação Superior e  Educação Básica e, pela sua relevância, por meio da formação em serviço dos professores da Educação Básica ou pela vivência dos licenciandos, futuros docentes, no cotidiano e na realidade das escolas", afirmou.

Gabriela Rodella, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), destacou sobre as possibilidades do trabalho em regime de colaboração.  "Neste aspecto dos programas de formação inicial e continuada, as universidades poderiam compartilhar sobre o que está sendo realizado no apoio aos estudantes e professores, além da produção do conteúdo no atual contexto para o fortalecimento da implementação das atividades na rede", disse.

Ainda estiveram presentes representantes das universidade do Estado da Bahia (UNEB); Estadual de Feira de Santana (UEFS);  Estadual de Santa Cruz (UESC); Federal da Bahia (UFBA); Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Federal do Oeste da Bahia (UFOB); do Sul da Bahia (UFSB); Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); e Católica do Salvador (UCSal); além dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA); e de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano); e da Faculdade Adventista da Bahia (FADAB).

Fonte: Portal da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Para ver a notícia original clique aqui.